Oportunidades econômicas: Governador Clécio Luís promove Amapá em conferência global de energia

Por Redação
Na segunda-feira, 5 de maio, a comitiva do Amapá, liderada pelo governador Clécio Luís (SD), esteve em Houston, Texas (EUA), para o início da Offshore Technology Conference (OTC) 2025, maior feira do setor de óleo e gás do mundo. Durante o evento, que reúne profissionais e empresas de todo o planeta, o Amapá se destacou nas discussões sobre o futuro do setor energético, especialmente com relação à exploração de petróleo e gás natural na Margem Equatorial.
O governador Clécio Luís destacou na cerimônia de abertura a importância da pesquisa e da exploração de petróleo para o desenvolvimento do estado, considerado o mais preservado e protegido do Brasil. Ele estava acompanhado da presidente da Petrobras, Magda Chambriard. Durante o encontro, Chambriard e Clécio Luís tiveram como objetivo consolidar o Amapá como um novo polo estratégico em produção de energia.
Chambriard destacou a importância de agilizar os estudos e as autorizações ambientais para permitir a exploração sustentável. A Petrobras já manifestou o desejo de ampliar as pesquisas e perfurações no local, o que pode resultar em novas possibilidades econômicas e criação de milhares de empregos para o Amapá.
Conforme o gestor amapaense, a participação na conferência mundial não só tem potencial geológico, mas também estabilidade política e compromisso com a sustentabilidade. "A nossa participação na OTC, a maior conferência de tecnologia em petróleo e gás realizada nos Estados Unidos, que anualmente ocorre em Houston, está sendo bastante produtiva. Estivemos presentes na abertura do evento, e na abertura do pavilhão brasileiro, onde o Amapá se destacou no pavilhão da ApexBrasil. Posteriormente, participamos de encontros estratégicos com a Petrobras", salientou ele
Reconhecida como a maior feira global de petróleo e gás, a OTC Houston é famosa por ser o centro global de decisões das grandes corporações do setor e orientar a direção do mercado energético. São mais de 1200 expositores em um espaço de aproximadamente 19,5 mil metros quadrados, onde foram estimados a presença de mais de 30 mil visitantes de 108 nações.
Já a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), por meio do projeto setorial Brazil Machinery Solutions, parceria com a ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), levou 31 empresas brasileiras.
"Também participamos de encontros estratégicos com a Petrobras; realizamos a reunião Brazil Energy Meeting 13ª Edição, que reuniu todo o ecossistema e empresas envolvidas na cadeia produtiva de petróleo e gás. O Amapá é, sem dúvida, a grande sensação, a grande novidade, a bola da vez no setor de petróleo e gás. Portanto, a recepção foi bastante calorosa e estamos aproveitando para fazer muitos contatos. Existem várias empresas interessadas em se estabelecer no Amapá, para fornecer à Petrobras. Todos estão muito otimistas. Em breve, teremos esta licença, e com ela, teremos atividade produtiva em nosso estado", garantiu ele.