Vereador Joselyo Mais Saúde foi para cima de Furlan ao cobrar mais políticas afirmativas para as crianças com espectro autista

Por Redação
Durante a abertura das atividades legislativas de 2025 da Câmara Municipal de Macapá, na quinta-feira, 6 de fevereiro, o vereador Joselyo Mais Saúde (PP) pediu ao prefeito Antônio Furlan (MDB), que se encontrava na mesa diretora, para dar mais atenção às crianças com espectro autista. O parlamentar declarou que famílias podem levar até um ano para obter o relatório do neuropediatra.
Essa informação deixou Furlan sem graça, ao ponto de obrigá-lo a remexer os quadris na poltrona, ajeitando o corpo para poder olhar o progressista, anotando em um bloco os principais pontos de sua fala.
Durante o discurso, Mais Saúde ressaltou a importância de políticas públicas efetivas para garantir o acesso rápido e eficiente ao diagnóstico e tratamento adequado para essas crianças. Ele destacou que a demora na obtenção do laudo pode prejudicar o desenvolvimento e qualidade de vida delas, além de sobrecarregar as famílias que enfrentam dificuldades no processo.
Joselyo Mais Saúde também enfatizou a necessidade de investimentos em capacitação de profissionais da saúde e educação para melhor atender às necessidades das crianças autistas. Ele afirmou que é fundamental que o poder público (leia-se Prefeitura de Macapá) esteja atento e comprometido com essa causa, garantindo os direitos e o bem-estar das crianças.
O progressista propôs que a administração municipal contrate imediatamente uma equipe multidisciplinar para cada escola da cidade, formada por um psicólogo, um fonoaudiólogo e um terapeuta ocupacional, para assegurar um serviço de alta qualidade.
Essa medida, segundo ele, é fundamental para garantir o desenvolvimento integral dos alunos, atendendo suas necessidades emocionais, cognitivas e motoras. Além disso, a presença de profissionais especializados nas escolas pode contribuir para identificar precocemente possíveis dificuldades de aprendizagem e promover intervenções adequadas.
Com uma equipe multidisciplinar atuando em cada escola, esclareceu ele, os estudantes terão um suporte mais completo e personalizado, favorecendo seu desempenho acadêmico e bem-estar emocional. Dessa forma, a gestão municipal estará investindo na qualidade da educação oferecida, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor para todos os alunos.
A plateia aplaudiu a iniciativa do vereador em seu primeiro mandato. "Não posso deixar de fazer essa solicitação ao prefeito e ao secretário [Municipal] de Educação, pois sei que o senhor, como prefeito, tem esse assunto em seu coração", afirmou o parlamentar.
O próprio Furlan olhou com um misto de incômoda surpresa para o vereador novato, que continuava enfatizando a importância da educação para o desenvolvimento da cidade e para o futuro das crianças e jovens.
Ao encerrar, Joselyo Mais Saúde ressaltou que não medirá esforços para garantir que os recursos necessários sejam destinados à melhoria da qualidade do ensino em Macapá.